POLÍCIA CIVIL FINALIZA INQUÉRITO QUE APURA ATUAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NO VALE DO JARI

37 indiciados por envolvimento em organização criminosa.

 

 Foto: Polícia Civil do Amapá
Delegado Estéfano Santos

A Polícia Civil do Estado do Amapá por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari – AP, finalizou a Inquérito Policial nº 146/2019, no qual apurou a existência e atuação de organização Criminosa no município.

Ao todo, 37 (trinta e sete) pessoas foram indiciadas pelo envolvimento em organização criminosa, art. 2º da Lei 12.850/2013 .

As investigações duraram cerca 4 (quatro) meses e meio e comprovaram de forma categórica a plena atuação de uma organização criminosa no município, culminando com a deflagração da denominada “Operação Derrocada”, realizada no município no ultimo dia 01/03.

A Organização criminosa se estruturava dentro do IAPEN com braços operacionais em alguns municípios do Estado, dentre os quais, o de Laranjal do Jari – AP.

Os líderes que estavam presos elaboravam as ordens para toda base da organização criminosa que se instalava no município. Eram encomendas do mais diversos crimes, tais como: Roubos, homicídios, sequestros, tráfico ilícito de drogas, dentre outros.

Com o levantamento do sigilo processual foi possível à divulgação de alguns áudios interceptados durante as investigações.  Neles, é possível ver a encomenda de 2 (dois) roubos a postos de combustíveis, de um homicídio, e o recrutamento de um novo membro, mostrando como funcionava a sistemática da organização criminosa.

About the author

Related

WhatsApp chat