‘Outubro Rosa’ terá danças, feira, exames em carretas e Blitz do Lacinho

Secretarias de governo vão desenvolver ações voltadas à prevenção do câncer de mama durante todo o mês de outubro.

 

 Foto: Secom

O mês de outubro é mundialmente celebrado com ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, através da campanha ‘Outubro Rosa’. No Amapá, o governo preparou uma vasta programação para promover a saúde da mulher, com ações descentralizadas da capital, envolvendo palestras educativas e a oferta de exames.

A programação abrange todas as pastas de governo, com o slogan “Nossa vida no teu seio mais amores: Um toque de prevenção, cuidado e amor”. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) coordena grande parte das ações, cuja abertura oficial está programada para terça-feira, 8, na área frontal da Casa do Artesão, na orla de Macapá.

Na ocasião, haverá distribuição de laços rosas, apresentação de marabaixo, feira de artesanato, comidas típicas, entre outras atrações.

A intenção do governo é atingir o máximo possível de mulheres, para que elas se sensibilizem quanto a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Serão ofertados exames de papanicolau e mamografia, através das carretas do Hospital de Amor, que ficará em Laranjal e Vitória do Jari, e do Serviço Social do Comércio (Sesc), no município de Santana.

Além do atendimento nas carretas, haverá oferta de exames na sede do Hospital de Amor, localizado na Rodovia Norte/Sul. Estarão disponíveis os seguintes exames:

Papanicolau

Destinado a mulheres que já iniciaram a vida sexual; que tenham entre 25 e 64 anos; não tenham mantido relação sexual, pelo menos 2 dias antes do exame; não tenham usado pomada/creme vaginal, pelo menos 2 dias antes do exame e; não estejam menstruada no dia do exame.

Mamografia

Para mulheres entre 40 e 69 anos; que não tenham realizado mamografia em um período menor de 1 ano (mulheres entre 40 e 49 devem realizar o exame anualmente – mulheres entre 50 e 69 devem realizar o exame a cada 2 anos).

Documentação

Para os dois exames, a paciente deve estar munida de cópia e original do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Carreta Hospital de Amor

De 7 a 11 de outubro, a carreta estará na UBS Beira Rio, em Laranjal do Jari, com exames destinados a mulheres na faixa etária de inclusão.

Carreta do Sesc

A parceria com o Sesc levará a oferta de exames para o município de Santana. A carreta ficará estacionada na Escola Municipal Professora Gentila Nobre, na Rua Everaldo Vasconcelos, bairro Fonte Nova. O acesso aos exames é para mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Programação

08/10 (18h às 22h) – Cerimônia de abertura oficial – na frente da Casa do Artesão

Iluminação rosa no Marco Zero do Equador, caracterizando a adesão do Amapá à luta contra o câncer – 19 h;

10/10 (9h às 12h) – Blitz do Lacinho, na Praça Veiga Cabral;

11/10 (9h às 12h) – Ações educativas com exposição de banners alusivos à prevenção do câncer, no Centro Comercial – Praça Veiga Cabral;

15/10 (15h às 17h) – Roda de Conversa sobre “Valorização da Vida”, com trabalhadores do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), na sede da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde, localizado na orla de Macapá;

16/10 (16h às 18h) – Roda de Conversa sobre “Autocuidado”, com trabalhadores da Sesa, e apresentação do coral Walquíria Lima, na sede da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde, localizado na orla de Macapá;

25/10 (18h às 22h) – Cerimônia de Transição: passagem do Outubro Rosa para o Novembro Azul, na frente da Casa do Artesão.

Hemoap

Dia 21, no auditório do Hemoap

Tema: Uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama

Ciclo de palestras

–  Palestra sobre o Outubro Rosa;

– Palestra sobre como fazer o auto exame;

– Doação de sangue: papel de todos;

– Acolhimento, recepção e distribuição de laços rosas;

Dia 22

– Acolhimento, recepção e distribuição de laços rosas;

-SPA dos pés e mãos.

Por: Elmano Pantoja

About the author

Related

Correio Amapaense - aqui a notícia chega primeiro