Ocupação de brasileiros no Garimpo Inipi é debatida em reunião

Ocupação de brasileiros no Garimpo Inipi é debatida em reunião

01

O prefeito Joseph Chanel e a primeira-dama Maiere Josett, da comunidade de Camopi, localizada nas áreas fronteiriças entre Brasil e França, dentro dos limites do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e Parque Amazon da Guiana, receberam em sua residência a deputada estadual Cristina Almeida (PSB). Joseph solicitou apoio da parlamentar junto ao Governo Brasileiro (Amapá) quanto à situação de mais de 4 mil brasileiros que atuam de forma irregular no garimpo Inipi, localizado no lado europeu.
Com a probabilidade de que o número de garimpeiros ilegais aumente, na medida em que a economia continua em baixa e com a inoperância do Estado na segurança da fronteira, tem preocupado as autoridades francesas quanto aos danos que podem ser irreversíveis. “Queremos que respeitem as nossas leis, assim como respeitamos as leis das autoridades brasileiras. A exploração deixa rastro de desmatamento, poluição nos rios e na floresta”, ressalta o prefeito.

Cristina assumiu o compromisso de debater na Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado da Assembleia Legislativa e reunir com os garimpeiros para analisar a circulação de garimpeiros brasileiros. “Não podemos permitir que a garimpagem ilegal de ouro na área de fronteira seja fator significativo no esfriamento das relações entre Amapá e Guiana Francesa, e se consolida também como fator complicador no processo de abertura oficial da Ponte Binacional, que interligará fisicamente o Amapá e a Guiana Francesa, bem como a paralisação de diálogo pelo governador do Estado”, diz a deputada.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Alap
Texto: Bianca Andrade ? Gabinete Deputada Cristina Almeida

About the author

Related

Correio Amapaense - aqui a notícia chega primeiro