Depois de 131 dias, Suécia forma novo governo de gabinete

Após 4 meses de paralisia para a criação de um governo, o social democrata, Stefan Löfven, é o novo chefe de gabinete. Em votação no parlamento, ele obteve 115 votos a favor e 77 votos em contra. Apenas 4 deputados se ausentaram desse pleito.
A coalizão “Rojiverde” entre os social-democratas e o partido verde, será apresentada como novo gabinete na próxima segunda feira (21). Eles receberam apoio dos Liberais e Centro possibilitando que o Partido Democrata (DS) considerado de extrema-direita, não chegasse ao poder, apesar de que seja a maior força do Legislativo com 62 deputados.
O curioso da situação política na Suécia é que houve uma grande aliança entre partidos de várias tendências, como social-democratas, centro, liberais e partidos conservadores, estes últimos, normalmente se aliavam ao DS, mas dessa optaram por um governo com pautas diferentes das suas. Eles articularam uma aliança para excluir a possibilidade dos Democratas suecos assumirem o governo. Assim, a Suécia vai na contramão de países como Áustria, Polônia e Hungria, que vem escolhendo partidos considerados de extrema-direita em suas administrações.

About the author

Related

WhatsApp chat