Ipem/AP anuncia data para aferição de taxímetros em Santana

Mais de 60 veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4, deverão ser aferidos pelo órgão. Fiscalização é obrigatória e certifica o táxi a rodar anualmente.Por: Ailton Leite

 Foto: André RodriguesVerificação dos taxímetros é obrigatória e deve ser feita anualmente

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) marcou para o dia 27 deste mês a aferição de taxímetros dos veículos que circulam no município de Santana. A ação deverá ser realizada nos 65 veículos que possuem placas com terminação em 1, 2, 3 e 4, e ocorrerá na Avenida Santana, ao lado do 4º Batalhão de Polícia Militar, a partir das 9h.

De acordo com o coordenador técnico operacional do Ipem/AP, Ronildo Nobre, a ação tem como objetivo garantir aos taxistas do município o acesso ao procedimento que vem sendo realizado em Macapá desde o início do mês.

“Trata-se de uma ação que realizamos todos os anos em Santana com o objetivo de garantir aos taxistas do município o acesso ao procedimento periódico”, frisou Nobre.

Ele ressalta que, para participar do procedimento, os proprietários dos veículos devem comparecer ao local com os seguintes documentos: certificado de verificação do ano anterior, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRVL), cartão de identificação do permissionário e comprovante de endereço atualizado, além do comprovante de pagamento de uma taxa no valor de R$ 52,18.

“É importante que o permissionário compareça para fazer a aferição, do contrário, estará sujeito às penalidades previstas na Lei 9933/99”, reforçou o coordenador.

Serão verificados os taxímetros e, principalmente, os pneus, equipamento que comanda o taxímetro. “A avaliação dos pneus é indispensável por que caso seja trocado para um aro maior ou menor, vai influenciar na medição do equipamento e, com isso, vai dar diferença no valor cobrado pela corrida, fazendo com que o consumidor seja lesado”, acrescentou o coordenador.

Os veículos aprovados na aferição recebem o selo “Táxi Legal”, fixado no para-brisas, para indicar ao passageiro que o mesmo foi vistoriado pelo Ipem/AP.

A aferição dos táxis de Santana com placas terminadas em 5, 6 e 7 será realizada no mês de fevereiro, mas o dia ainda não foi definido. Já os veículos cujas placas terminam em 8, 9 e 0 serão vistoriados no mês de março, também sem dia marcado.

Aferição em Macapá

Em Macapá, o procedimento iniciou para os veículos com placas terminadas em 1, 2, 3, e 4, e segue diariamente na sede do órgão, localizada na Avenida Aurino Borges, São Lázaro.  No mês de fevereiro, será a vez dos veículos com numeração terminada em 5, 6 e 7. O procedimento encerra em março, para as placas com final 8, 9 e 0.

About the author

Related

WhatsApp chat