GALERIA DE FOTOS: PM conclui seleção para o curso de Ações Táticas Especiais

O curso vai formar policiais militares para a Companhia de Operações Especiais (COE), que pertence ao Bope.

Por: Weverton Façanha

 Foto: Phelippe Gomes
Os militares selecionados participarão do curso de formação que começa no dia 15 de abril

A Polícia Militar encerrou na quinta-feira, 28, o processo seletivo para ingresso no Curso de Ações Táticas Especiais (Cate) da Companhia de Operações Especiais (COE), uma Cia do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Foram aprovados 26 dos 37 policiais militares inscritos no processo. O curso terá início no dia 15 de abril com serviços administrativos e a partir do dia 22 iniciam as atividades práticas especificas da função da Companhia.

De acordo com o coordenador do curso, capitão Ademar Leite, as ações da Companhia são para intervenções com dinâmicas fora do comum e por isso, exigem um rigor nos treinamentos.

“A COE é uma Companhia que só atua em ocorrências de maior complexidade em áreas urbanas e rurais. Portanto, é necessário um grande trabalho para selecionar os participantes do curso. Esperamos formar pelos menos 50% desses militares que entram no curso agora”, ponderou o capitão.

O processo envolverá também instrutores dos estados do Pará e Maranhão, além de oficiais mentores da PM do Amapá. O curso em sua essência tem o objetivo de fazer o militar ter capacidade de tomar decisões rápidas em meio a situações de caos, como um tiroteio com criminosos, sequestro com reféns e o enfrentamento com quadrilhas com armamentos pesados, mesmo estando cansado, com fome e com sede.

Para se efetivar e iniciar o curso os candidatos passaram por duas fases que envolveram inspeção de saúde e Teste de Avaliação e Aptidão Física (TAF), além de Testes de Habilidades Específicas (THE), todas de caráter eliminatório.

O Cate terá duração de seis semanas com disciplinas práticas e teóricas, sendo todas eliminatórias. A Companhia atualmente conta com um efetivo de 20 militares e é considerada a tropa de elite das instituições auxiliares de segurança.

GALERIA DE FOTOS

 Créditos:

Philippe Gomes / Secom

About the author

Related

WhatsApp chat