GALERIA DE FOTOS DA OPERAÇÃO: Polícia Civil do Amapá prende 83 pessoas na Operação Sazonal

Operação foi realizada em 13 dos 16 municípios do Amapá. O maior número de prisões ocorreu em Macapá, Santana e Porto Grande.

Por: Hilda Carolina Gualberto

Presos na operação desta sexta-feira são investigados pela prática de diversos crimes, inclusive, homicídios

Por vota das 17h desta sexta-feira, 29, a Polícia Civil do Amapá encerrou a Operação Sazonal com 83 prisões, realizadas através do cumprimento de mandados judiciais, na capital e no interior do Estado. O maior número de prisões ocorreu na capital, Santana e Porto Grande.

A operação foi deflagrada nesta manhã para cumprimento de 100 mandados de prisões, pela prática dos mais diversos crimes, como homicídio, roubo, associação para o tráfico de drogas, associação criminosa. Dentre os presos estão oito integrantes de organizações criminosas capturados pela prática dos crimes de homicídio e roubo.

Além disso, 20 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos, com o objetivo de apreender objetos ilícitos para comprovar a materialidade delitiva dos crimes que estão sendo apurados. Drogas e armas de fogo foram apreendidas.

A Delegacia-Geral de Polícia Civil coordenou a operação, desencadeada após cerca de 30 dias de investigações, período em que foram mapeados os locais de maior incidência de crimes, bem como criminosos que vêm atuando no Estado.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Uberlândio Gomes, o período de investigações que antecede a realização das operações policiais é essencial para um resultado positivo. “Antes de deflagrarmos uma operação desse porte, a Polícia Civil do Amapá esteve empenhada em realizar investigações, mapeando criminosos e lugares de alto índice de criminalidade na capital e nos interiores. Os delegados de Polícia, vislumbrando a plausividade dos elementos que ensejam os requisitos da prisão preventiva, representaram junto ao Poder Judiciário, os quais foram deferidos”, explicou Gomes.

Diante o trabalho realizado pela polícia judiciária em todo o Estado, que resultou na queda dos índices de criminalidade, o delegado-geral destacou que “em apenas três meses desse ano de 2019, já foram desencadeadas 11 operações pela Polícia Civil do Amapá, que culminaram em mais de 500 prisões. Além disso, nesse mesmo período, 116 menores em situação de risco foram retirados de locais inapropriados. As investigações e as operações continuarão em todo o Estado, o que certamente acarretará em mais prisões”.

150 policiais e 30 viaturas foram mobilizados na operação, que aconteceu em 13 dos 16 municípios do Estado. Apenas Itaubal, Cutias e Serra do Navio ficaram de fora.

A força-tarefa recebeu o nome de Operação Sazonal uma vez que esse tipo de ação ocorre periodicamente, sendo uma das diretrizes da Polícia Civil do Amapá.

GALERIA DE FOTOS

About the author

Related

WhatsApp chat